segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

LEGADO DE LULA CONTINUARÁ VIVO

Legado de Lula continua vivo, diz cientista político Alencastro

Postado em 29 de janeiro de 2018 às 7:32 am
O jornalista Fernando Taquari entrevistou o cientista político Luiz Felipe Alencastro no jornal Valor Econômico. Ele falou sobre Lula e o chamado lulismo.
(…)
Valor: Até que ponto a confirmação da condenação em primeira instância do ex-presidente Lula pode afetar o lulismo?
Luiz Felipe de Alencastro: O lulismo se baseia na ascensão política do PT e no carisma de Lula. Mas também num componente orgânico e resiliente, derivado de sua associação aos sindicatos e aos movimentos sociais. Impulsionados pelo boom das commodities, esses componentes deram quatro vitórias sucessivas ao PT nas presidenciais. Era possível agradar os ricos e os pobres. Obviamente, isso não se repetirá mais e Lula pode sair de cena.
Valor: A eventual prisão de Lula representaria o fim do lulismo?
Alencastro: Ainda permanece a proximidade entre o componente orgânico (sindicatos e movimentos sociais) e a máquina partidária petista, que é a segunda do país em número de eleitos na Câmara e nas prefeituras, logo depois do MDB. Por isso, acho que o lulismo, na sua mensagem social e política, continuará vivo.
Valor: Quem pode ser o herdeiro do lulismo?
Alencastro: Há três candidatos potenciais, dois do PT, Fernando Haddad e Jacques Wagner, e Ciro Gomes, do PDT. Gostaria que Tarso Genro também entrasse na lista, mas parece difícil, dada as antipatias que dividem o PT.
Valor: Quem leva vantagem nesta disputa?
Alencastro: Haddad pode renovar o PT, mas é pouco conhecido fora de São Paulo e não tem apoio unânime no partido. Wagner tem o apoio da máquina partidária, ganhou duas eleições para o governo da Bahia e ainda fez seu sucessor. Mas parece não estar disposto a disputar a sucessão de Lula no PT. A meu ver, ele foi também um chefe da Casa Civil desastrado, garantindo até a última hora que a proposta de impeachment seria derrotada no Congresso. Enfim, há Ciro, que não é do PT nem sabe lidar com sindicatos e movimentos sociais. No frigir dos ovos, tudo dependerá do empenho de Lula na campanha de seu sucessor. De todo modo, o PT tem que concorrer à Presidência, até mesmo para tentar conservar sua bancada parlamentar e os governos estaduais que lhe restam.
Valor: Dentro de 50 anos, o que Lula representará para a história do Brasil? Poderá ser comparado ao ex-presidente Getúlio Vargas?
Alencastro: Não tenho dúvida que o lulismo é mais importante que o varguismo. Getúlio mudou o modo de intervenção do Estado na economia. Lula mudou, para muito melhor, a intervenção do Estado na sociedade. Os resultados estão inscritos em todos os gráficos demonstrando o progresso social de 2004 a 2014. Sem contar o aumento das vagas universitárias, do ensino técnico e da política de cotas, elogiada por muita gente, e até pelo juiz Sergio Moro.
(…)
Lula e Haddad. Foto: Ricardo Stuckert

Nenhum comentário:

Postar um comentário