quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O Brasil reconhece Maduro como presidente

O Brasil reconhece Maduro como presidente

Somente Juan Guadó acredita que é o presidente da Venezuela, sem voto, legitimidade e poder. Nem os Estados Unidos acreditam nisso, mas sabem que é preciso ter um fantoche. Guaidó se autoproclamou presidente (?!) e escolheu sábado passado, dia 23 de fevereiro, como o Dia D para romper a fronteira e permitir a entrada dos americanos no território venezuelano a pretexto de ajuda humanitária. O objetivo todos nós sabemos.

MORO: VALENTE SÓ CONTRA O LULA

“Minions’ obrigam Moro a recuar de nomeação. E ele se dobra…

Não comentei a pataquada formada em torno da nomeação da cientista política e especialista em segurança pública e política de drogas Ilona Szabó para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária porque acho que ao escolher os integrantes de um órgão consultivo, nada há de erradoem ter ali posições divergentes das do governo.
Senão, em lugar de um órgão de assessoramente, teríamos uma claque de elogios.
Também nada disse sobre a reação dos “minions”, sob a batuta do MBL e de Olavo de carvalho contra a ecola. Como e dizia nos velhos  tempos do José Maria Scassa na Resenha Esportiva Facit, “a bronca é livre”.
Mas é impossível não falar da pusilanimidade de Sérgio Moro  ao recuar da nomeação, agora há pouco, a babujar desculpas em uma nota “explicando” que “diante da repercussão negativa em alguns  segmentos, optou-se por revogar a nomeação” e pedindo desculpas à ex-indicada em quem reconhece “relevantes conhecimentos (…) na área de segurança pública”  e a “notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé”, ONG  da qual ela participa, financiada  pelos governos “comunistas” dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Noruega.
Está claro que o independentíssimo ex-juiz levou uma chamada e ouviu que “essa mulher não dá, talquei?”.
Moro engoliu a liberação geral das armas, com aquele famoso critério restritivo que não restringe coisa alguma no decreto das armas, engoliu as 4 armas por neurótico, recuou da assinatura de “xerife” que deu à revogada exoneração do ministro “laranja”do Turismo, aceitou fatiar e condenar à morte o projeto de criminalização do “Caixa 2”.
Moro é valente com Lula, que está indefeso e sem poder, mas é um doce com o chefe Bolsonaro, de quem só espera a vaga no Supremo.
Um sujeito que não tem a espinha suficientemente rija para escorar a nomeação de uma suplente de um conselho consultivo, a que é que não se dobra?
Bastaram dois meses para o valentão virar um pusilânime.

Tentativa fracassada de invasão: capacho dos norte-americanos, Guaidó é criticado por vice-presidente dos EUA - Diário Causa Operária

Tentativa fracassada de invasão: capacho dos norte-americanos, Guaidó é criticado por vice-presidente dos EUA - Diário Causa Operária: Da redação – O “presidente” autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, foi duramente criticado pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Funcionário do imperialismo norte-americano, Guaidó não conseguiu até agora seu objetivo. O fascista venezuelano havia prometido a adesão ao processo golpistas da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), que se mostra fiel ao governo legítimo de Nicolás …

CAPITALIZAÇÃO: UMA DAS MALDADES DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Capitalização: o verdadeiro ‘Cavalo de Tróia’ da reforma

Data de publicação: 27 Fev 2019 
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%




por Antônio Augusto de Queiroz



Desde a Constituição de 1988, já foram feitas e aprovadas cinco emendas constitucionais com reformas paramétricas na Previdência, que consistem em mudanças tópicas nos critérios de elegibilidade de benefícios e correções de disfunções do sistema, diferentemente da reforma proposta por Bolsonaro, que promove mudanças estruturais na direção de privatização da Previdência Pública brasileira.

A reforma da Previdência, no formato apresentado, tem dois objetivos claros:


1) um fiscal, voltado para reduzir o gasto previdenciário; e

2) outro de mercado, voltado para a privatização da Previdência Social brasileira, a partir da substituição do regime de repartição, de caráter solidário, pelo modelo de capitalização individual e de gestão privada.



O primeiro objetivo, que justifica a agressividade sobre os segurados, aposentados e pensionistas, se traduz:

1) na redução de benefícios;

2) no aumento da idade mínima;

3) na ampliação do tempo de contribuição; e

4) na adoção de alíquotas maiores, progressivas e extraordinárias, medidas que podem caracterizar confisco. A meta fiscal é ambiciosa e visa obter ganhos de R$ 1,1 trilhão em dez anos, fato que faz dessa reforma a mais dura de que se tem notícia no Brasil.



O segundo objetivo é a privatização da Previdência Pública, mediante instituição de novo regime de Previdência, organizado com base em sistema de capitalização, na modalidade de contribuição definida, de caráter obrigatório para quem aderir, com a previsão de conta vinculada para cada trabalhador e de constituição de reserva individual para o pagamento do benefício, com “livre escolha” pelo trabalhador da entidade e da modalidade de gestão das reservas, assegurada a portabilidade.

A própria ideia de “adesão” já é uma armadilha. Assim como ocorreu em 1967, quando foi extinta a estabilidade no emprego e criado o FGTS, o novo sistema foi criado por Roberto Campos e pelos militares como “opcional” para o trabalhador. O que se viu, porém, é que somente conseguia emprego quem exercesse, no ato da admissão, a “opção” pelo novo regime. O mesmo ocorrerá com o novo sistema, que deverá representar redução ou desoneração de encargos previdenciários para os empregadores. Assim, quem não optar “facultativamente” pelo novo regime não terá emprego.

Num sistema desses, que é inspirado no modelo chileno de previdência, as chances de a Previdência Social pública e de caráter solidário, e até mesmo os fundos de pensão existentes, sobreviverem é muito baixa, porque irão disputar diretamente com o sistema financeiro internacional, leia-se bancos e seguradoras privadas, que terão muito melhores condições de concorrência e poderão usar seu poder de mercado para implodir as previdências dos regimes Próprios, Geral e complementar das entidades de previdência fechada.

Ora, se a simples autorização prevista no parágrafo 15 do artigo 40 – de patrocínio de plano administrado por entidade fechada de previdência instituída por ente público, assim como, por meio de licitação, o patrocínio de plano administrado por entidade fechada de previdência complementar não instituída pelo ente federativa ou por entidade aberta de previdência complementar – já seria suficiente para colocar em risco fundos de pensão como a Funpresp.

A eventual adoção do regime de capitalização previsto no artigo 201-A será o verdadeiro “Cavalo de Tróia” da reforma, porque poderá exterminar tanto os regimes Próprio e Geral, quanto o regime complementar, organizado sob a forma de entidade fechadas de Previdência, como a Previ, a Petros, entre outros.

Ou os segurados, os aposentados e pensionistas do setor privado e do serviço público se organizam para modificar ou suprimir esses dois dispositivos do texto da reforma, ou sua aposentadoria estará comprometida, pois a gula do sistema financeiro, em matéria previdenciária, é insaciável. Mãos à obra!



* Antônio Augusto de Queiroz é jornalista, analista político e diretor do Diap

PT tenta salvar agronegócio do estrago causado por Bolsonaro

PT tenta salvar agronegócio do estrago causado por Bolsonaro

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o líder da bancada, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), apresentaram requerimentos aos ministros Ernesto Araújo, do Itamaraty, Teresa Cristina, da Agricultura, e Paulo Guedes, da Economia, para que eles expliquem os danos que vêm sendo causados ao agronegócio pelo governo Jair Bolsonaro; Gleisi e Pimenta, que vêm de estados fortemente agrícolas, citam o distanciamento dos países árabes e da China, que são os grandes importadores de produtos do agronegócio; "temos que salvar o setor produtivo de Bolsonaro", diz ela

Direita no poder já fez PIB per capita recuar a 2010; até onde afundaremos?

Direita no poder já fez PIB per capita recuar a 2010; até onde afundaremos?

Os dados desagregados do Monitor do PIB apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas indicam claramente o processo de destruição da economia do país e de ataque aos mais pobres desde que a direita chegou ao poder com o golpe contra Dilma Roussef em 2015-16; o PIB per capita do país em 2018 recuou nada menos que oito anos, aos níveis de 2010, primeiro ano do governo Dilma; a queda, foi brutal a partir de 2015, ano em que o governo de Dilma foi inviabilizado pelas elites

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Peça ajuda humanitária, presidente Zé de Abreu

Peça ajuda humanitária, presidente Zé de Abreu

A Venezuela é aqui. No Brasil, a desigualdade cresce há 16 trimestres consecutivos, ou seja, desde que a presidente Dilma Rousseff foi derrubada sem crime de responsabilidade. O desemprego se mantém em alta e cresce em todas as capitais. E o que se vê no horizonte é ainda mais grave, com a perspectiva de que os idosos de hoje e de amanhã sejam jogados na miséria, com o fim das aposentadorias públicas.

8 de março: barrar a ofensiva fascista contra as mulheres! - Diário Causa Operária

8 de março: barrar a ofensiva fascista contra as mulheres! - Diário Causa Operária: No 8 de março, dia mundial da mulher trabalhadora, será o momento de tomar as ruas contra o fascismo, em defesa das trabalhadoras de todo o mundo e de suas reivindicações! Resultante da mobilização das operárias socialistas, o 8 de março sempre foi um problema para a burguesia, como visto na Revolução Russa de 1917, …

Governo cubano reitera: invariável solidariedade com Nicolás Maduro contra a invasão norte-americana - Diário Causa Operária

Governo cubano reitera: invariável solidariedade com Nicolás Maduro contra a invasão norte-americana - Diário Causa Operária: Da redação – Iremos reproduzir aqui um artigo do Gramna (órgão oficial do Partido Comunista Cubano) que reproduz a declaração do ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, em entrevista coletiva. Veja a íntegra: ESTAMOS a poucos dias do Referendo Constitucional em nosso país, o que atrai toda a nossa atenção, a mobilização do …

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Milhares querem 247 forte, plural e progressista

Milhares querem 247 forte, plural e progressista

Num encontro histórico, milhares de assinantes, membros e integrantes da comunidade 247 reuniram-se durante todo o dia de sábado (23) e afirmaram que o Brasil 247 deve ser cada vez mais um complexo midiático fortalecido, com crescimento acelerado, plural e progressista, na contramão das mídias das elites do país. Cerca de 80 pessoas participaram do 1º Encontro de Assinantes 247 na sede da Casa do Saber, na zona sul de São Paulo, e mais de 4.500 pessoas participaram do evento de maneira online pela TV 247, de todo o país e do exterior

Analista russo: fracasso do 'dia D' dos EUA fortaleceu Maduro

Analista russo: fracasso do 'dia D' dos EUA fortaleceu Maduro

Os EUA não conseguiram abalar a situação na Venezuela da forma que queriam e o balanço de forças mudou neste sábado, 23 de fevereiro, quando fracassou o "dia D" de Trump; esta é a análise do decano da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Academia Russa de Economia e Serviço Público, Aleksandr Chichin; para ele, com a vitória, Maduro conseguiu unir o povo venezuelano ao seu redor

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Humberto: falta verba para a Previdência, mas não para comprar votos

Humberto: falta verba para a Previdência, mas não para comprar votos

"Para aprovar a Reforma da Previdência, governo já fala em destinar cerca de R$ 1,8 bilhão para atender as demandas dos parlamentares. No governo Bolsonaro, falta dinheiro para a Previdência, para Educação, para a Saúde...mas para comprar votos não", criticou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE)

O fio histórico das ameaças à Venezuela - Portal Vermelho

O fio histórico das ameaças à Venezuela - Portal Vermelho: Hostilidades ao país fazem parte de um processo montado nos Estados Unidos para pilhar outras nações à base de um gigantesco aparato militar.

Por Osvaldo Bertolino

Tijolaço: militares estão em pânico com Bolsonaro

Tijolaço: militares estão em pânico com Bolsonaro

"Pânico, aí digo eu, que só a muito custo se contém diante da imprudência que nos colocou numa situação delicadíssima, na qual os militares estão diretamente – e a contragosto – envolvidos: a crise na Venezuela", aponta o jornalista Fernando Brito

Guaidó queimou os próprios caminhões para culpar Maduro, ao perceber seu insucesso com sua pseudoajuda ofensiva

Guaidó queimou os próprios caminhões para culpar Maduro, ao perceber seu insucesso com sua pseudoajuda ofensiva: Governo venezuelano nega envolvimento em queima de caminhões na fronteira - Segundo matéria da Telesur, rede de televisão multi-estatal com sede na Venezuela, testemunhas atribuíram a queima a grupos da oposição ao governo de Nicolás Maduro.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Raquel Dodge pede Aroldo Cedraz no banco dos réus e afastado do TCU

Raquel Dodge pede Aroldo Cedraz no banco dos réus e afastado do TCU

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao ministro do STF Edson Fachin que receba a denúncia e abra ação penal contra o ministro do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz e seu filho Tiago Cedraz por suposto tráfico de influência em obras da Usina de Angra III, no Rio de Janeiro

Aloizio Mercadante: reforma da Previdência é socialmente perversa

Aloizio Mercadante: reforma da Previdência é socialmente perversa

O ex-ministro se diz "preocupado" com o conteúdo nocivo da reforma da Previdência do governo Bolsonaro; na TV 247, Aloizio Mercadante detalha diversos pontos da proposta e avalia que apenas metade dos brasileiros irá atingir a nova regra de aposentadoria, caso ela seja aprovada pelo Congresso; "E quem conseguir se aposentar, não terá seu salário integral. A reforma é socialmente perversa", condena; assista

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Já entregue aos EUA, lá vai Bolsonaro agredir a Venezuela

Já entregue aos EUA, lá vai Bolsonaro agredir a Venezuela

Por Gilvandro Filho, do Jornalistas pela Democracia -Pode-se até não acreditar totalmente nas intenções de Nicolas Maduro. Mas, daí a acreditar na política e nas intenções de Donald Trump, a distância é quilométrica. Trump já se tornou presidente dos Estados Unidos de olho no domínio pleno e total sobre todo o continente. A política do republicano é de asas abertas e garras afiadas. A águia nunca esteve tão faminta de poder sobre a América Latina como agora.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

“É inconcebível que Lula esteja na prisão”, critica deputada Social Democrata da Alemanha

“É inconcebível que Lula esteja na prisão”, critica deputada Social Democrata da Alemanha

É inconcebível que Lula esteja na prisão. Estão usando a corrupção como desculpa para fazer uma 'limpeza política'. O que acontece com Lula é um absurdo dentro do Estado de Direito", afirmou a presidente do Grupo Parlamentar Alemanha-Brasil no Parlamento Alemão, deputada Yasmin Fahimi, do Partido Social-Democrata da Alemanha – de centro-esquerda

Centenário de João Goulart: a gênese do golpe - Portal Vermelho

Centenário de João Goulart: a gênese do golpe - Portal Vermelho: Este artigo inicia um “Especial” sobre o centenário do ex-presidente da República João Belchior Marques Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964 que implantou o sanguinário regime de 1964.

Por Osvaldo Bertolino

Jean Wyllys corre a Europa dando palestras sobre a situação política nacional

Jean Wyllys corre a Europa dando palestras sobre a situação política nacional: Ex-deputado federal pretende usar atividade intelectual como forma de oposição ao governo Bolsonaro. Ele diz que vírus da burrice atinge parte do Brasil.

Roger Waters: obviamente Lula só foi preso porque ganharia a eleição

Roger Waters: obviamente Lula só foi preso porque ganharia a eleição

“Obviamente, a única razão pela qual Lula está na prisão é porque ele teria vencido a eleição com as duas mãos amarradas nas costas. Se ele pudesse concorrer, o que ele não pôde, porque eles o colocaram na prisão sob acusações falsas de corrupção”, disse o músico britânico, líder da banda Pink Floyd, em entrevista a uma revista americana; Waters lembrou que chegou a tentar visitar o ex-presidente na prisão, em Curitiba, mas teve o pedido negado pela Justiça brasileira

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Junta militar assume o poder: Heleno, Mourão, Cruz e Villas-Bôas

Junta militar assume o poder: Heleno, Mourão, Cruz e Villas-Bôas

Por Mauro Lopes, editor do 247 e do Jornalistas pela Democracia - Foram pouco mais de 45 dias da experiência mais bizarra de poder na história do país. Mas acabou. O governo Jair Bolsonaro, como aquele arranjo de poder vitorioso nas urnas em outubro de 2018, não existe mais. Começa agora a fase dois do regime que está encerrando o tempo da Constituição Cidadã de 1988. Assume o poder uma junta militar num governo já dominado por eles. São quatro generais, todos encastelados no Palácio do Planalto: Augusto Heleno, Hamilton Mourão, Carlos Alberto dos Santos Cruz e Eduardo Villas Bôas. A junta pode incorporar nos próximos dias o general Floriano Peixoto Neto, que substitui Bebianno.

Fernando Haddad: inacreditável, Bolsonaro mentiu no caso Bebianno

Fernando Haddad: inacreditável, Bolsonaro mentiu no caso Bebianno

O ex-prefeito Fernando Haddad, candidato a presidente nas eleições do ano passado, classificou como "inacreditável" a divulgação dos áudio e mensagens entre o presidente Jair Bolsonaro e o então ministro da Secretara-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno; "Inacreditável: Bolsonaro mentiu ao negar conversas com Bebianno, mostram audios", escreveu Haddad pelo Twitter; em uma das conversas, Bolsonaro diz a Bebianno que a Globo é "inimiga"

Rui Costa Pimenta “muita pretensão de Moro criar arma contra todos os deputados para ser aprovada pelos deputados” - Diário Causa Operária

Rui Costa Pimenta “muita pretensão de Moro criar arma contra todos os deputados para ser aprovada pelos deputados” - Diário Causa Operária: “Moro é a cabeça visível de um setor fascista que está organizado dentro do Judiciário”

Preso presidente da CNI, que apoiou o golpe contra Dilma

Preso presidente da CNI, que apoiou o golpe contra Dilma

Polícia Federal prendeu 10 pessoas nesta terça-feira no âmbito da operação Fantoche, que apura irregularidades em contratos que somam R$ 400 milhões firmados com o Ministério do Turismo e com o Sistema S; um dos alvos da operação foi o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que apoiou o golpe contra Dilma Rousseff; ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão temporária em Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Alagoas

A maldade ideológica da "reforma" da Previdência - Portal Vermelho

A maldade ideológica da "reforma" da Previdência - Portal Vermelho: A luta desesperada da direita pela “reforma” da Previdência Social diz muita coisa. Uma delas, talvez a principal, é que há uma conta a ser paga, inflada pelos efeitos da crise global que estourou em 2007-2008. O chamado “déficit fiscal”, que na visão dos neoliberais deve ser sa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

GOVERNO COGITA IMPLANTAR A FRACASSADA PREVIDÊNCIA CHILENA


Reforma da Previdência do governo Bolsonaro (II): Sistema de Capitalização, o golpe final? (por Calino Pacheco Filho)



Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sérgio Moro. (Foto José Cruz/Agência Brasil)

O governo Bolsonaro está desenhando uma reforma da previdência que se anuncia como a mais perversa de todas as reformas já realizadas. Podemos dividi-la em duas partes: a que retira direitos já conquistados e aquela que, se for aprovada, pode vir a sepultar a previdência pública: a implantação do regime de capitalização tal como aconteceu no Chile de Pinochet, no México e na Colômbia. As propostas que estão sendo formatadas, em que pese as dificuldade e as trapalhadas de um governo “desordenado”, agravadas pelo estado de saúde do presidente e por suas internações hospitalares, como também pelas divergências existentes no cerne do governo federal. Atualmente, existe a obrigatoriedade de idade mínima de 65 anos para homens e de 60 anos para as mulheres na aposentadoria por idade; esta abrange 53% dos beneficiados do INSS; existem duas modalidades de aposentadoria: por idade e por tempo de contribuição; na aposentadoria por idade são exigidos 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres); na aposentadoria por tempo de contribuiçãonão se exige idade mínima, mas são necessários 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres) de pagamento ao INSS; a proposta do governo é acabar com a possibilidade de se aposentar nessa modalidade.

A CONSTTIUIÇÃO A CAMINHO DA RUÍNA


A Constituição a caminho da ruína? (por José Felipe Ledur)



“O Judiciário acabou contribuindo ao esvaziamento de direitos e garantias fundamentais”. (Arquivo/Valter Campanato

José Felipe Ledur (*)
A Constituição, sinteticamente, conforma o pacto político que estabelece os direitos e garantias fundamentais que a sociedade se reservou no processo constituinte e estabelece as atribuições dos poderes do Estado. A vinculação dos três poderes estatais aos direitos fundamentais é uma exigência inequívoca reconhecida pelo constitucionalismo quando se cuida de Estado que orienta suas ações de acordo com o Direito e com o princípio democrático.
No § 4º do art. 60, a Constituição Federal (CF) protege seu sistema de princípios, direitos e garantias fundamentais em face da atuação de maiorias parlamentares circunstanciais. Proíbe a abolição de “cláusulas pétreas” por intermédio de emenda constitucional. A CF também impõe ao legislador o dever de conformar, por meio de lei, direitos fundamentais asseguradores das liberdades clássicas e de liberdades reais que encontram expressão nos direitos sociais. E o § 1º do art. 5º é definitivo ao estabelecer que os direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Isso vale para os três poderes da República.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

O streaptease do governo

O streaptease do governo

Todos os elementos das crises vividas pelo governo estavam presentes na candidatura que se tornou vencedora. Os discursos demagógicos e o silêncio cúmplice disfarçavam a tragédia que se anunciava.

Fernando Haddad à TV 247: no conteúdo, estou à esquerda do PT

Fernando Haddad à TV 247: no conteúdo, estou à esquerda do PT

Em entrevista concedida à TV 247, o ex-prefeito Fernando Haddad, que obteve 47 milhões de votos na última disputa presidencial, falou sobre seu papel na resistência democrática, na luta contra o obscurantismo e na defesa de uma pauta central, que é a liberdade do ex-presidente Lula. Num dos pontos mais interessantes, ele apontou sua posição ideológica e sua forma de ação política. "Eu estou à esquerda do PT no conteúdo e à direita na forma. E é preciso combinar forma e conteúdo. Nós podemos ter ideias mais ousadas, mas precisamos saber endereçá-las", afirmou; confira a íntegra

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Nassif: Titanic Brasil é conduzido por aloprados

Nassif: Titanic Brasil é conduzido por aloprados

"Tem-se um maremoto pela frente e no leme do país um governo mais preocupado em desmontar o barco movido por dois fundamentalismos: o religiosos e o econômico", diz o jornalista Luis Nassif

Haddad: se eles tivessem a consciência tranquila, não teriam tanto medo do Lula

Haddad: se eles tivessem a consciência tranquila, não teriam tanto medo do Lula

Em ato em comemoração dos 39 anos do PT por Lula Livre, no Ceará, nesta sexta-feira (15), Fernando Haddad falou da importância da causa: "Lula Livre é uma questão de justiça, não de política", e questionou: "Que medo é esse? Se eles estivessem com a consciência tranquila, eles não teriam tanto medo do Lula"; Haddad também afirmou que nunca houve tanto retrocesso como nos últimos 45 dias e que o Brasil é governado por uma pessoa da qualidade de Jair Bolsonaro com uma equipe à imagem e semelhança dele

Como lutar contra o roubo da Previdência? - Diário Causa Operária

Como lutar contra o roubo da Previdência? - Diário Causa Operária: O governo ilegítimo de Jair Bolsonaro está preparando para enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, a proposta de alteração da Constituição em relação à questão da Previdência Social, a chamada “reforma da Previdência”. A suposta necessidade dessa “reforma”, vem sendo anunciada há anos pela direita e, inclusive, por setores da esquerda burguesa e pequeno …

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Pânico na família Bolsonaro é bom sinal

Pânico na família Bolsonaro é bom sinal

O pânico produzido pela guerra do Bolsonaro 03 contra Gustavo Bebianno nada mais representa do que a  merecida recompensa pela irresponsabilidade histórica de homens de poder e muito dinheiro que permitiram a chegada ao Planalto de uma candidatura sem o menor compromisso com o destino do Brasil ou bem-estar dos brasileiros. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Maia: ‘impressão’ é que Bolsonaro usa filho para induzir saída de Bebianno

Maia: ‘impressão’ é que Bolsonaro usa filho para induzir saída de Bebianno

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro precisa "comandar a solução" para a crise política que envolve o ministro da Secretaria Geral, Gustavo Bebianno; "A impressão que dá é que o presidente está usando o filho para pedir para o Bebianno sair", disse

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Documento: Vale sabia que colapso de barragem causaria mortes, e calculou seus custos - Diário Causa Operária

Documento: Vale sabia que colapso de barragem causaria mortes, e calculou seus custos - Diário Causa Operária: Da redação – Em documento interno, os capitalistas da Vale previram, em outubro de 2018, o colapso da barragem de Brumadinho, além de calcularem o número de possíveis mortes e os custos para a empresa. A barragem se rompeu três meses depois. De acordo com reportagem do jornal golpista Folha de S. Paulo, o documento …

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Laranjal do PSL pode derrubar Bebianno

Laranjal do PSL pode derrubar Bebianno

O uso de candidaturas laranjas pelo PSL para desvio de recursos de campanha pode custar a queda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno; Bolsonaro quer uma solução rápida para o caso, discutiu com o ministro e o fez cancelar agendas, o que aumentou a pressão entre aliados pela saída de Bebianno do governo; Bebianno vem tentando empurrar a responsabilidade para o então presidente licenciado da sigla, deputado Luciano Bivar (PSL)

Diretor da ONU é premiado e homenageia Lula como sua inspiração

Diretor da ONU é premiado e homenageia Lula como sua inspiração: Graziano fez questão de compartilhar o prêmio recebido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que Graziano chamou de “grande inspirador” dos programas de combate à fome da agência na África.

PT lança Haddad contra Ciro: foi dada a largada para 2022

PT lança Haddad contra Ciro: foi dada a largada para 2022

Por Alex Solnik, colunista do 247 e membro do Jornalistas pela Democracia 
Os arroubos de Ciro Gomes contra o PT não são tão somente consequência de ressentimentos da campanha do ano passado. Ele ataca Lula e o PT porque é candidato a presidente em 2022. E quer demarcar território desde já. Seu objetivo é, o quanto antes, se firmar como o líder da oposição ao atual governo. E conquistar os votos que Haddad teve em 2018.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Mural com desenho de Mandela é apagado em escola militarizada no DF | Revista Fórum

Mural com desenho de Mandela é apagado em escola militarizada no DF | Revista Fórum: Frase do ex-presidente da África do Sul também foi coberta com tinta branca e direção alega que medida foi uma solicitação da Polícia Militar

Governo evangélico abre guerra contra a igreja católica

Governo evangélico abre guerra contra a igreja católica

Por Gilvandro Filho, para os Jornalistas pela Democracia – É extremamente preocupante a notícia de que o governo federal, através da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), estaria "monitorando" as ações da Igreja Católica, tida pelo órgão como "inimiga potencial" dos que estão hoje no poder. Traz, de imediato, a lembrança nefasta da ditadura militar, quando a igreja foi vítima de uma guerra sem trégua deflagrada pelos militares. Eram os chamados tempos de chumbo, período que deixou um saldo dramático de mortos e desaparecidos políticos. Dentre estes, muitos eram padres ou líderes católicos.

Ciro libera aliado para ajudar Bolsonaro na reforma da Previdência

Ciro libera aliado para ajudar Bolsonaro na reforma da Previdência

Disposto a fazer oposição apenas pontual ao governo Bolsonaro, o ex-ministro Ciro Gomes está disposto agora a apoiar a reforma da Previdência do atual governo; ele deu seu aval para que o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) presida a comissão da Câmara que analisará a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro; informação é da revista Crusoé; Benevides foi coordenador do plano econômico de Ciro na eleição de 2018

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Espionagem é ainda mais grave: ação atinge Vaticano e ONGs ambientais internacionais

Espionagem é ainda mais grave: ação atinge Vaticano e ONGs ambientais internacionais

O escândalo da espionagem que o governo Bolsonaro está realizando contra a Igreja Católica no Brasil, admitido abertamente pelo general Augusto Heleno do GSI numa entrevista sem precedentes, é ainda mais grave: a ação não se restringe ao território nacional; o Itamaraty, comandando pelo extremista Ernesto Araújo, está sendo mobilizado para que a espionagem alcance o Vaticano e organizações ambientais internacionais

Dino: Igreja espionada é um dos maiores escândalos da história

Dino: Igreja espionada é um dos maiores escândalos da história

O governador do Maranhão, Flávio Dino, criticou a postura do governo brasileiro, que, através da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), chefiada pelo general Augusto Heleno, espiona os bispos membros da CNBB; "Se de fato o governo federal estiver espionando e tratando a CNBB como 'inimiga interna', estamos diante de um dos maiores escândalos deste começo de ano. Inaceitável a volta da 'doutrina da segurança nacional' da ditadura", denunciou o governador.  

sábado, 9 de fevereiro de 2019

SEGURANÇA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE


O debate sobre segurança pública em tempos de pós-verdade (por Gabriel Miranda)



 (Foto: Fernando Frazão-Agência Brasil)

Gabriel Miranda (*)
Já há algum tempo, intelectuais, acadêmicos(as) e militantes do campo progressista que debatem assuntos relacionados à área da segurança pública vêm sendo acusados(as) de complacência com criminosos e de apresentarem argumentos deveras sentimentais. Parece ridículo que, em tempos de laranjas, a atual direita brasileira possa acusar alguém de complacência com criminosos, mas acontece. Dizem eles, “está com pena?! Então leva para casa”, quando, por exemplo, questionamos e criticamos as execuções sumárias, os linchamentos, a violência policial e o caráter classista e racista das prisões.

Conselho Federal de Psicologia repudia eletrochoques e crianças em manicômios

Conselho Federal de Psicologia repudia eletrochoques e crianças em manicômios

O Conselho Federal de Psicologia veio a público "manifestar total repúdio" e "denunciar o retrocesso" presente na Nota intitulada “Nova Saúde Mental”, publicada pelo ministério da Saúde; o texto do documento passa a incentivar a compra de equipamentos de eletroconvulsoterapia, conhecidos como eletrochoques, determina que a abstinência forçada seja regra para o tratamento de dependentes químicos e estimula a internação de crianças em hospitais psiquiátricos

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Futuro destruído: Fla rico torra R$ 85 milhões em craques e não cuida dos meninos pobres

Futuro destruído: Fla rico torra R$ 85 milhões em craques e não cuida dos meninos pobres

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia
Um incêndio nos alojamentos do Centro de Treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu, onde ficam os jogadores das equipes de base, flagrou nesta sexta-feira mais um dramático exemplo da desigualdade social no país, que aumenta a cada dia.

Guerra contra a Venezuela?

Guerra contra a Venezuela?

O plano de guerra dos Estados Unidos contra a Venezuela, com apoio dos atuais governos do Brasil e da Colômbia, foi traçado na última terça-feira, quando o atual chanceler, Ernesto Araújo, se encontrou com John Bolton, assessor especial de Segurança de Donald Trump. O que se decidiu, na Casa Branca, foi que os três países concederiam "ajuda humanitária" à Venezuela, com a criação de corredores para o transporte de alimentos e remédios. Ao fim do encontro, Bolton foi ao twitter e disse que a relação entre Estados Unidos e Brasil nunca foi tão sólida – o que também pode ser lido como Brasília nunca foi tão submissa aos ditames de Washington.

Venezuela: vamos direto ao assunto

Venezuela: vamos direto ao assunto

Artigo publicado originalmente no Strategic Culture/Moscou
Tradução: Olivia Ramos
A Guerra Fria 2.0 atingiu a América do Sul com um estrondo – colocando os EUA e esperados lacaios contra os quatro pilares-chave da integração em andamento da Eurásia: Rússia, China, Irã e Turquia.
É o petróleo, idiota. Mas há muito mais além do que se consegue ver.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

OS INTERESSES POR TRÁS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA


Os interesses que estão por trás da reforma da Previdência (por Marcelo Sgarbossa e Cristiano Lange dos Santos)



Foto: Antonio Cruz/ (Arquivo) Agência Brasil

O ano político começa quente em Brasília. A reforma da Previdência voltou a ser o bode na sala do governo Bolsonaro. Em parceria com a mídia conservadora, grandes grupos econômicos constroem uma narrativa capaz de justificar as mudanças necessárias para privatizar a Previdência, e assim prejudicar as parcelas mais pobres da população. E não é à toa que o mercado financeiro está mobilizado, afinal, são 180 milhões de potenciais clientes, podendo movimentar bilhões de reais.
Destaque-se o exemplo do Chile, usado como paradigma pelo ministro da Fazenda, Paulo Guedes, que apresenta problemas estruturais especialmente sobre os baixos valores dos benefícios, incapaz de manter a dignidade de aposentados, resultando numa epidemia de suicídios na terceira idade.

Por que a burguesia quer "reformar" a Previdência? - Diário Causa Operária

Por que a burguesia quer "reformar" a Previdência? - Diário Causa Operária: Não há rombo, é roubo Com a definição dos presidentes golpistas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, no final da semana passada, o governo ilegítimo de Jair Bolsonaro e toda a imprensa capitalista colocaram na ordem do dia o retorno da campanha em favor da reforma da Previdência. O governo tratou de vazar …

'Se tivessem provas contra Lula, não estaríamos aqui', afirma Haddad em ato

'Se tivessem provas contra Lula, não estaríamos aqui', afirma Haddad em ato

Durante ato realizado em São Paulo em apoio a Lula, nesta quinta-feira (7), Fernando Haddad (PT) afirmou que o ex-presidente não é tratado de forma isonômica pelos juízes e que as decisões não são sem provas; "Ninguém trouxe à tona uma mala de dinheiro, uma conta em algum paraíso fiscal, algo concreto, um ato dele que demonstrasse cabalmente que ele contrariou o interesse nacional", enfatizou o ex-prefeito, que também é advogado de defesa de Lula

Paulo Guedes quer que trabalhador vá à Justiça comum, dominada por bolsonaristas, para apresentar suas reivindicações - Diário Causa Operária

Paulo Guedes quer que trabalhador vá à Justiça comum, dominada por bolsonaristas, para apresentar suas reivindicações - Diário Causa Operária: Da redação – O ministro da Economia neoliberal do governo ilegítimo de Bolsonaro, Paulo Guedes, extinguiu o Ministério do Trabalho, vai fazer o mesmo com a Justiça do Trabalho, e ainda ironizou os protestos dos trabalhadores contra esses ataques criminosos. “Seu patrão fez algo de ruim com você? Vai na Justiça comum contra ele”, disse …

Bolsonaro quer tirar 13º e férias dos trabalhadores jovens: sair às ruas pela derrubada do governo golpista! - Diário Causa Operária

Bolsonaro quer tirar 13º e férias dos trabalhadores jovens: sair às ruas pela derrubada do governo golpista! - Diário Causa Operária: Da redação – No modelo de capitalização proposto dentro da Reforma da Previdência do governo golpista de Bolsonaro, dentre uma série de ataques dos mais cruéis aos trabalhadores, consta que os mais jovens “poderão” ficar sem o direito a férias e ao 13º salário, bem como ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), …

Lula e o Brasil da esperança que vai morrendo

Há menos de dez anos, discutíamos o progresso, os avanços do país, jovens pobres e negros ingressando na Universidade, pobreza minguante; até uma marca de uísque fantasiava um gigante de pedra erguendo-se, uma revista estrangeira dava jatos ao Cristo Redentor, rumo ao céu.
Hoje, falamos de mais armas, mais cadeias, de menos  direitos, de aposentadorias e pensões menores que o mínimo, de trabalhar até morrer e de deixar para os filhos um trabalho quase escravos.

"Economia" de R$ 1 trilhão: Paulo Guedes quer arrancar o dinheiro da aposentadoria dos trabalhadores e entregá-lo aos banqueiros - Diário Causa Operária

"Economia" de R$ 1 trilhão: Paulo Guedes quer arrancar o dinheiro da aposentadoria dos trabalhadores e entregá-lo aos banqueiros - Diário Causa Operária: Da redação – O ministro golpista e neoliberal da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, afirmou na última terça-feira (05) que pretende que a Reforma da Previdência “economize” R$ 1 trilhão com os gastos do governo com a aposentadoria, em um período de dez anos. Com a demagogia de sempre, de que existe um “rombo” …

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Lula: Guedes cria pobres e Moro cuida de matá-los

Lula: Guedes cria pobres e Moro cuida de matá-los

Lula fez publicar uma mensagem em seu perfil no twitter às 6h01 desta quarta, denunciando o que considera ser uma das mais perversas articulações da história do país; o ministro da Economia, Paulo Guedes, promete aumentar a desigualdade e multiplicar ainda mais o número de pobres do país, com a reforma da Previdência; outro, Sérgio Moro, na Justiça, promete atacar os pobres criados por Guedes; "Falta a esse governo entender que o Estado precisa entrar nas favelas com política pública e não só com polícia"