sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Haddad: precisamos nos unir para enfrentar o obscurantismo

Haddad: precisamos nos unir para enfrentar o obscurantismo

Em carta enviada ao Diretório Nacional do PT, que está reunido nesta sexta-feira 30, Fernando Haddad, dos Estados Unidos, afirma que "setores progressistas internacionais acompanham com muita atenção e preocupação a escalada antidemocrática protagonizada por nossos adversários"; "O avanço do obscurantismo é uma pauta mundial e precisamos reunir forças em torno desse debate e de como enfrentá-lo", alerta, se colocando à disposição do partido e dizendo esperar "estar à altura dos novos desafios que enfrentaremos juntos"

Campinas amanhece com agitação e faixas "Fora Bolsonaro" - Diário Causa Operária

Campinas amanhece com agitação e faixas "Fora Bolsonaro" - Diário Causa Operária: Da redação – O Comitê de luta contra o golpe de Campinas realizou na madrugada de hoje um mutirão de elaboração de faixas “Fora Bolsonaro”. Logo após foram instaladas as faixas em viadutos na cidade de Campinas. A cidade de Campinas amanheceu com as faixas nos seguintes locais: Avenida Prestes Maia, que é a principal …

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Jessé: Lava Jato não criou nenhum mecanismo efetivo de combate à corrupção

Jessé: Lava Jato não criou nenhum mecanismo efetivo de combate à corrupção

A Lava Jato completa, no final de 2018, cinco anos de atuação; chega ao final dessa meia década com sua principal figura, Sérgio Moro, compondo o ministério do próximo governo do Brasil; um dos pontos que levanta discussões – e críticas – é a visão de que a operação tratou de forma desigual os supostos casos de corrupção na esfera pública e na privada

Luciana Santos defende unidade ampla e coesa contra Bolsonaro - Portal Vermelho

Luciana Santos defende unidade ampla e coesa contra Bolsonaro - Portal Vermelho: A presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE) considera necessária unidade da oposição ao futuro governo de Jair Bolsonaro para resistir ao que ela caracteriza como uma agenda ainda mais liberal do que a do governo Temer.

Dilma repudia mentiras de Palocci - Portal Vermelho

Dilma repudia mentiras de Palocci - Portal Vermelho: A assessoria de imprensa da ex-presidenta Dlma Rousseff onde afirma que é 'importante que os termos da delação implorada do senhor Palocci, enfim, venham a público para que suspeitas possam ser rebatidas com a força da verdade”

Defender o multilateralismo e consolidar parcerias - Portal Vermelho

Defender o multilateralismo e consolidar parcerias - Portal Vermelho: A cúpula do G20 em Buenos Aires, a ser realizada em breve, reunirá pela primeira vez na América do Sul as principais economias do mundo, incluindo a China e o Brasil, assim como líderes de países convidados e chefes de organizações internacionais para discutir o crescimento da economia mundial e encontrar novos impulsos para o desenvolvimento global.

Li Jinzhang, Embaixador da China*

Concessionária do metrô de SP diz que doou 44 milhões via caixa dois a Alckmin, Serra e Kassab - Diário Causa Operária

Concessionária do metrô de SP diz que doou 44 milhões via caixa dois a Alckmin, Serra e Kassab - Diário Causa Operária: Da redação – A empresa CCR, concessionária no setor de transportes, vai fechar hoje um acordo com o Ministério Público de São Paulo na qual diz ter feito doação de R$ 44,6 milhões via caixa dois a políticos do estado. Segundo o jornal golpista Folha de S. Paulo, os citados pela empresa seriam o ex-governador …

Oliver Stone, cineasta de esquerda norte-americano denuncia: "não podemos deixar Lula na cadeia" - Diário Causa Operária

Oliver Stone, cineasta de esquerda norte-americano denuncia: "não podemos deixar Lula na cadeia" - Diário Causa Operária: Da redação – Recentemente, o cineasta norte-americano, Oliver Stone, denunciou a perseguição ao ex-presidente Lula e atacou o futuro presidente, o golpista Jair Bolsonaro. À medida que vai aumentando a perseguição política, o apoio internacional ao ex-presidente Lula só aumenta. Manifestações em diversos países da Europa e o apoio de diversas celebridades aparecem. A prisão política …

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Wanderley Guilherme: Bolsonaro não tem ideia do que seja governar um país

Wanderley Guilherme: Bolsonaro não tem ideia do que seja governar um país

"Percebe-se a inexistência de projeto de governo representado pelo candidato Jair Bolsonaro. Ele não conhecia nada nem círculos de profissionais, afora a família e dois ou três marginais à vida acadêmica e política que a ele se juntaram por falta de opção", constata o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Haddad: com Bolsonaro, elite brasileira mostrou ao mundo o que de fato é

Haddad: com Bolsonaro, elite brasileira mostrou ao mundo o que de fato é
O candidato derrotado no segundo turno das eleições, Fernando Haddad, afirma que a classe dirigente brasileira perdeu a máscara com a eleição de Bolsonaro. Ele diz: "achava que a elite econômica não abriria mão do verniz que sempre fez parte da história do Brasil. As classes dirigentes nunca quiseram parecer ao mundo o que de fato são". Sobre Lula, ele destaca: "o Lula tem um significado histórico profundo. Saiu das entranhas da pobreza, chegou à Presidência e deixou o maior legado reconhecido nesse país. Ele teria força para conter essa onda"

Prepare-se: governo Bolsonaro será de ataques e perseguições

Prepare-se: governo Bolsonaro será de ataques e perseguições

 Há muitas formas de categorizar governos: por sua posição político-ideológica (de esquerda, centro, direita etc), por sua orientação econômica (neoliberais, desenvolvimentistas), por sua relação com temas "morais" ou de direitos (conservadores, progressistas). Há outra maneira, que me parece a mais relevante para pensar a concretude do governo Bolsonaro a partir de 1 de janeiro. A que separa governos propositivos dos destrutivos.

Destino de Lula: abandono e solidão

Destino de Lula: abandono e solidão

Lula está politicamente abandonado. O abandono político de Lula, principalmente por parte do PT, se prenunciava quando o partido não fez uma campanha de mobilização nem para se contrapor à sua condenação, nem para se contrapor à sua prisão e nem para exigir a sua libertação. Ocorreram atos isolados aqui e acolá, é verdade. Mas não atos que se inscrevessem no contexto de campanhas organizadas e sistemáticas. O processo da campanha eleitoral impôs a Lula a consumação do abandono político, sacramentado no pós-eleições. O seu depoimento à juíza Gabriela Hardt simbolizou o abandono político efetivo do ex-presidente: nenhuma mobilização, nenhum ato de apoio, nenhum protesto nas proximidades do tribunal. O que se viu no depoimento foi um Lula envelhecido, triste e cansado, acompanhado apelas pelos advogados que até agora não obtiveram nenhuma vitória jurídica.

domingo, 25 de novembro de 2018

José Dirceu: “Os comunistas sempre lutaram pela democracia no Brasil”

José Dirceu: “Os comunistas sempre lutaram pela democracia no Brasil”

Em um giro pelas capitais brasileiras para lançar seu livro de memórias, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) aproveitou a estadia em Porto Alegre para conhecer o Memorial Luiz Carlos Prestes, que homenageia o líder comunista

Filha de Olavo de Carvalho acusa o pai de colocar arma na cabeça dos filhos

Filha de Olavo de Carvalho acusa o pai de colocar arma na cabeça dos filhos

"Lembra que, em um surto de loucura, colocou uma arma na cabeça dos seus filhos?", diz Heloísa de Carvalho, em carta aberta no facebook, dirigida ao pai que se tornou guru da extrema direita brasileira

O erro do PT foi ter insistido na verdade

O erro do PT foi ter insistido na verdade: A estratégia de desmentir as mentiras foi ineficaz, já que as eleições mostraram que uma mentira desejada é muito mais eficaz do que uma verdade indesejada

Choque liberal de Paulo Guedes não deu certo em país algum

Choque liberal de Paulo Guedes não deu certo em país algum

O economista Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia de 2008 prevê o fracasso da política econômica que está sendo desenhada por Paulo Guedes e seus Chicago Boys, a mesma implantada no Chile depois que o ditador Pinochet tomou o poder, baseada no conceito do estado mínimo e mão fechada nos investimentos e que resultou em "dez anos de pesadelo".

sábado, 24 de novembro de 2018

Jornal alemão: no Brasil, quem não é de direita, é comunista

Jornal alemão: no Brasil, quem não é de direita, é comunista

O jornal alemão Zeit Campus destaca e sua home uma das faces da aberração política e persecutória que tomou conta do Brasil: no país, diz o jornal, quem não é de direta é automaticamente taxado como comunista, raciocínio impensável para um europeu ou mesmo para um mero sujeito da civilização que conheça rudimentos de história. A "caça às bruxas" no Brasil é relatada através do alastramento das delações públicas, em que professores de universidades e colégios são taxados de "comunistas" e sofrem represálias muitas vezes violentas

Mourão ignora Bolsonaro e prega paz com China, árabes, Mercosul e Venezuela

Mourão ignora Bolsonaro e prega paz com China, árabes, Mercosul e Venezuela

Vice-presidente eleito, o general Mourão se mostra mais sensato do que o titular Jair Bolsonaro em vários assuntos; em entrevista publicada nesta sexta, ele nega a mudança da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, descarta qualquer risco de ataque à Venezuela, diz que não há hipótese de o Brasil se afastar da China e também defende o Mercosul, antes atacado por Paulo Guedes; na entrevista, sobrou até para o chanceler Ernesto Araújo: "não resta dúvida de que existe um aquecimento global. Não acho que seja uma trama marxista"

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Dilma rebate juiz: criminaliza o exercício da presidência

Dilma rebate juiz: criminaliza o exercício da presidência

Presidente deposta Dilma Rousseff rebateu o recebimento da denúncia que a tornou réu nesta sexta-feira, 23, em ação penal juntamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os membros do PT; Dilma diz que "está baseada numa tentativa clara de criminalização da política e do PT"; "O processo aberto deslegitima a soberania do voto popular ao tornar o exercício da Presidência uma atividade criminosa. A denúncia é genérica e as acusações não derivam de inquéritos ou de qualquer investigação prévia", diz Dilma, por meio de sua assessoria de imprensa

O Brasil submisso aos Estados Unidos - Portal Vermelho

O Brasil submisso aos Estados Unidos - Portal Vermelho: 'A pretensão manifesta pelo ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, com respaldo da submissa diplomacia acenada por Jair Bolsonaro, caminha no sentido de submeter nosso país aos ditames da política neocolonial estadunidense'.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Entrevista: “Os médicos cubanos deixaram um legado enorme na melhoria da saúde da população brasileira” - Diário Causa Operária

Entrevista: “Os médicos cubanos deixaram um legado enorme na melhoria da saúde da população brasileira” - Diário Causa Operária: “Essas vagas deixadas pelos cubanos, acredito que não serão preenchidas e o povo vai ficar sem esse atendimento prestado pelos cubanos.”

Noam Chomsky: Bolsonaro e Guedes são um “desastre” para o futuro do Brasil

Noam Chomsky: Bolsonaro e Guedes são um “desastre” para o futuro do Brasil

O escritor, linguista e um dos maiores intelectuais norte-americanos, Noam Chomsky falou sobre o presidente eleito Jair Bolsonaro e o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes; perguntado sobre o recente elogio do assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, ao presidente eleito do Brasil, Chomsky foi irônico: "Bolsonaro é, definitivamente, seu tipo de cara, ele é cruel, brutal, entusiasta defensor da tortura", disse ele para o Democracy Now; "Eles acham que poderão roubar livremente; o Brasil tem uma enorme riqueza e recursos, que eles estão felizes em ter em suas mãos; para o futuro do Brasil é um desastre"

EUA exigem Brasil aberto, distante da China e com sanções contra Venezuela

EUA exigem Brasil aberto, distante da China e com sanções contra Venezuela

O ex-embaixador americano Thomas Shannon afirma em entrevista, em tom prescritivo, que o governo brasileiro 'deve' ser inteligente e abrir o mercado brasileiro para os produtos americanos; ele diz que o Brasil deve hostilizar a Venezuela, afastar-se da China e dobrar-se aos EUA; quanto à Venezuela ele sugere que uma aliança Trump-Bolsonaro tome ações para lançar o povo venezuelano à fome

Documentos comprovam que empresa investigada pagou voos de Mandetta

Documentos comprovam que empresa investigada pagou voos de Mandetta

A empresa de táxi-aéreo Amapil Táxi Aéreo apresentou uma série de notas fiscais e recebidos ao MPF que apontam que o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), futuro ministro da saúde do governo Jair Bolsonaro (PSL), teve diversos voos particulares pagos pela empresa Telemídia,investigada pela suspeita de ter sido favorecida com contratos milionários quando Mandetta era secretário de Saúde de Campo Grande (MS)
2

Governadores de "esquerda" apresentam um programa bolsonarista para Bolsonaro - Diário Causa Operária

Governadores de "esquerda" apresentam um programa bolsonarista para Bolsonaro - Diário Causa Operária: Os atuais governadores dos estados do Nordeste, juntamente com os eleitos que tomam posse em janeiro próximo, acertaram de reunir-se nessa quarta-feira (dia 21), em Brasília, com o presidente ilegítimo, eleito por meio da fraude, Jair Bolsonaro. A reunião foi preparada por uma rendição integral dos governadores eleitos pelo PT e demais partidos de “oposição” …

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Lula ao Clacso: propor um mundo mais justo nunca será fácil

Lula ao Clacso: propor um mundo mais justo nunca será fácil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quarta-feira (21) uma carta ao 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico promovido pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso); "Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de Fake News, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário", escreveu Lula, que é mantido como preso político há mais de sete meses

Falcatruas contra a soberania

Falcatruas contra a soberania

O chanceler nomeado, discípulo de Plínio Corrêa e Olavo de Carvalho, cruzado na guerra santa contra o “marxismo cultural”, anti-iluminista e admirador de Trump, afirmou, doído após as críticas que recebeu, que vai investigar as “falcatruas” da política externa altiva e ativa, conduzida por Celso Amorim.

Um governo ficha-suja: mais da metade dos ministros estão enrolados

Um governo ficha-suja: mais da metade dos ministros estão enrolados

O futuro governo Bolsonaro, surgido no bojo de uma onda "contra a corrupção", tem mais da metade dos ministros anunciados envolvidos em  denúncias e investigações; seis dos dez nomes indicados por Bolsonaro estão enrolados: Onyx Lorenzoni, deputado (Casa Civil); Paulo Guedes, economista (Economia); Marcos Pontes, tenente-coronel (Ciência e Tecnologia); Tereza Cristina, deputada (Agricultura); Luiz Henrique Mandetta, deputado e médico (Saúde); e Sérgio Moro, agora ex-juiz federal (Justiça)

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Lula ainda é o centro gravitacional da possibilidade de Brasil

Lula ainda é o centro gravitacional da possibilidade de Brasil

Há algum tempo atrás, Lula seria só o melhor presidente da história do Brasil. Mas, a partir de agora, ele se confunde com a própria identidade do país e do povo brasileiro. Ancestral, visceral, imemorial.

domingo, 18 de novembro de 2018

Mais Médicos: prefeitos estão irados com Bolsonaro

Mais Médicos: prefeitos estão irados com Bolsonaro

Os prefeitos de milhares de municípios brasileiros, muitos deles que apoiaram efusivamente a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), estão desesperados com a saída dos médicos cubanos do país; eles estão irados, com razão, pois suas cidades vão perder parte importante da atenção básica na saúde

Assessor de Bolsonaro sugeriu auxílio a idosos e pessoas com deficiência só a partir de 85 anos

Assessor de Bolsonaro sugeriu auxílio a idosos e pessoas com deficiência só a partir de 85 anos

Professor da Unifesp, Arthur Bragança de Vasconcelos Weintraub, que foi convidado por Paulo Guedes para assessorar o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), sugeriu no ano passado restringir o acesso ao benefício assistencial pago pelo governo a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda; o Benefício de Prestação Continuada (BPC), igual a um salário mínimo, é garantido a partir dos 65 anos; Weintraub sugeriu elevar a idade mínima para 85 anos, reduzindo o valor do benefício a frações para os mais novos

2018 comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

2018 comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Povo brasileiro paga pelo alinhamento de Bolsonaro com EUA, dizem especialistas russos

Povo brasileiro paga pelo alinhamento de Bolsonaro com EUA, dizem especialistas russos

Aleksandr Chichin, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Academia da Economia Nacional e Serviço Público junto à Presidência da Rússia, afirma que Jair Bolsonaro abraçou a ideologia anti-Cuba de Donald Trump e deixará 30 milhões de brasileiros sem atendimento médico. Viktor Jeifeits, cientista político especializado em assuntos latino-americanos da Universidade Estatal de São Petersburgo, afirmou que os médicos brasileiros não ocuparão as vagas deixadas pelos cubanos

sábado, 17 de novembro de 2018

Mercadante: Bolsonaro desarticula o Mais Médicos e abandona os mais pobres

Mercadante: Bolsonaro desarticula o Mais Médicos e abandona os mais pobres

Um dos idealizadores do programa "Mais Médicos", o ex-ministro Aloizio Mercadante comenta o fim da parceria de envio de médicos cubanos ao Brasil; os profissionais eram responsáveis, em grande parte, por atender populações em regiões periféricas ou nos rincões do Brasil; para ele, Bolsonaro promove um pacote de maldades contra o povo ao negar serviços básicos de saúde à parcela da sociedade mais vulnerável; "Muitos ficarão sem atenção básica, pois existe desinteresse de parte da classe médica em atuar nas periferias ou em regiões afastadas", lamenta; assista a íntegra do programa Brasil Primeiro

O assassinato de Lula

O assassinato de Lula

O interrogatório tirânico e desrespeitoso a que Lula foi submetido na semana passada, ao vivo para que todos vissem, fez lembrar que o maior líder popular do Brasil desde Vargas está sendo assassinado num cubículo da polícia política. Isto acontece diante de um povo anestesiado", diz o jornalista Mario Marona. "Somos mesmo um povo desqualificado vivendo num país sem futuro? Merecemos o destino a que estamos sendo conduzidos? Nós mesmos construímos esta fatalidade, com covardia e omissão? Está difícil responder não a alguma dessas perguntas"

Teocracia e fundamentalismo de direita devem marcar o governo Bolsonaro, diz Nassif

Teocracia e fundamentalismo de direita devem marcar o governo Bolsonaro, diz Nassif

"Algumas decisões dos últimos dias mostram que o governo Bolsonaro caminha para a implantação de um fundamentalismo religioso no país, uma Teocracia, atropelando qualquer veleidade de racionalidade e de pragmatismo", afirma o jornalista Luis Nassif no GGN.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Em nota, PT diz que Bolsonaro escolheu chanceler para defender os EUA, e não o Brasil

Em nota, PT diz que Bolsonaro escolheu chanceler para defender os EUA, e não o Brasil

Repudiada por toda a mídia brasileira, incluindo veículos como a Rede Globo, a indicação de Ernesto Araújo para dirigir o Itamaraty continua repercutindo negativamente; em nota publicada nesta quinta-feira (15), o Partido dos Trabalhadores afirma que "vê com apreensão" o convite, destacando a relativa inexperiência do futuro chanceler e seu alinhamento ideológico com Donald Trump: "Bolsonaro, em vez de colocar o Brasil 'acima de tudo', coloca o America First de Trump como sua principal diretriz em política externa"

O desastre que nos espera

O desastre que nos espera

O governo do capitão da reserva Jair Bolsonaro parece ser, aos olhos de nós, pobres mortais, de uma improvisação catastrófica. Digo que "parece ser", porque não é compreensível, dentro de minhas limitações, que um sujeito que conseguiu chegar lá por meio de sofisticadíssimo estratagema de impulsionamento global de mensagens mentirosas, com capacidade de iludir massas, esteja construindo um governo tão barbaramente desqualificado, sem que haja propósito nisso!

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Entrevista: Médica cubana denuncia Bolsonaro e lamenta ter de deixar os pacientes, “o coração chega a quebrar” - Diário Causa Operária

Entrevista: Médica cubana denuncia Bolsonaro e lamenta ter de deixar os pacientes, “o coração chega a quebrar” - Diário Causa Operária: Bolsonaro impôs condições para a continuação do Mais Médicos sabendo que o governo cubano não iria aceitá-las, para jogar a culpa em Cuba. “Porque tem coisas que não têm preço: a dignidade, os valores, o respeito, o ser humano, o caráter. Essas são coisas que não se compra, e o governo cubano não iria aceitar.'

A DESTRUIÇÃO DE UM PROJETO HUMANITÁRIO



A destruição do Mais Médicos. Por Dilma Rousseff

 



Dilma Rousseff. Foto: AFP

Publicado originalmente no site da ex-presidente Dilma
PUBLICIDADE
Política externa de saúde feita por Twitter ameaça extinguir o programa Mais Médicos
POR DILMA ROUSSEFF
O fim do Convênio entre o governo de Cuba e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), sob o qual era garantida a participação dos médicos cubanos no “Programa Mais Médicos”, deve-se a declarações intempestivas do presidente eleito Jair Bolsonaro, que ignora a dimensão diplomática que cerca a relação entre países. Em especial, ofende a exigência de respeito aos convênios legalmente firmados, bem como à civilidade necessária aos acordos de cooperação entre nações.

60 MILHÕES SEM ATENDIMENTOS


Preconceito de Bolsonaro deixa 60 milhões sem médicos’, diz PT em nota


Da Redação
O Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira (15) criticando a postura do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) diante da atuação dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos, o que levou o país caribenho a anunciar, na quarta (14), o rompimento do acordo com o governo brasileiro. A decisão levará à saída dos atuais 8.332 médicos cubanos em atuação no País, de um total de 18.240 vagas do programa, segundo números do Ministério da Saúde.

Celso Amorim: novo chanceler coloca o Brasil na Idade Média

Celso Amorim: novo chanceler coloca o Brasil na Idade Média

Apontado como o melhor chanceler do mundo pela revista Foreign Policy, no tempo em que o Brasil era respeitado e admirado, o embaixador Celso Amorim criticou nesta quinta-feira, 15, a indicação do diplomata Ernesto Araújo para chefiar o Ministério de Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro; "Eu li um pouco sobre o Ministro nomeado e ele nega a importância das normas internacionais. Estamos voltando à Idade Média", critica Amorim; "O debate se torna impossível, é como ver um filme surrealista com conotações de pesadelo"

Primeiros 196 médicos cubanos deixam o Brasil

Primeiros 196 médicos cubanos deixam o Brasil
Depois de três anos de trabalho no Brasil, um grupo de 196 médicos retornou nesta quinta-feira a Cuba, após o anúncio de Havana de sair do programa Mais Médicos devido a críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro; segundo a Agência Cubana de Notícias (ACN), os médicos chegaram "felizes por terem cumprido sua missão", mas também "preocupados com a sorte do povo brasileiro com o novo presidente eleito"

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Petrobrás já perdeu R$ 59 bilhões desde que Bolsonaro foi eleito

Petrobrás já perdeu R$ 59 bilhões desde que Bolsonaro foi eleito

Seguindo mais um dia de derrocada do petróleo, as ações da Petrobrás (PETR3 -4,61%; PETR4 -4,3%) desabaram nesta terça-feira (13); com a nova queda, os papéis ordinários da estatal acumulam queda de 14,59% desde a máxima de R$ 31,26 atingida pós-eleições; já os papéis preferenciais, que bateram em R$ 28,74 naquele dia, registram perdas de 15,66% desde então; desde a máxima do dia 29 de outubro, a Petrobrás já perdeu R$ 59,147 bilhões de valor de ações na Bovespa

Conferência de ciências sociais recebe Haddad, Dilma, Mujica e Kirchner

Conferência de ciências sociais recebe Haddad, Dilma, Mujica e Kirchner

Villas Bôas e Bolsonaro: o motim se alastra e chega ao Planalto

Villas Bôas e Bolsonaro: o motim se alastra e chega ao Planalto

A reveladora entrevista à Folha do general Eduardo Villas Bôas traz conclusões de que muitos já adivinhavam mas que são surpreendentes quando afinal vêm à tona em toda a sua realidade. Surpreende a falta de continência (com trocadilho) com que o representante maior das Forças Armadas assume sem pudores o gesto de intervenção militar nas decisões da Justiça.

Marcelo Freixo: Ciro sai chamuscado e não haverá uma frente sem o PT

Marcelo Freixo: Ciro sai chamuscado e não haverá uma frente sem o PT

Deputado federal eleito pelo Psol, Marcelo Freixo fez uma avaliação do processo eleitoral, com duras críticas a Ciro Gomes, do PDT. "Ele sai muito chamuscado pela incapacidade de pensar no país. Olhou apenas para a sua trajetória futura. Enfrentar a hegemonia do PT, como ele quer, não significa deixar o partido de fora de uma resistência ao fascismo do Bolsonaro. Não tem cabimento, o PT elegeu mais deputados que o PSL. Imaginar que o Ciro vai fazer uma oposição com a Marina sem o PT não dialoga com o mundo real", diz ele

Impulsionamentos para Bolsonaro foram pagos com caixa 2, sugerem aplicativos

Impulsionamentos para Bolsonaro foram pagos com caixa 2, sugerem aplicativos: Aplicativos de redes digitais sugerem que os impulsionamentos de Jair Bolsonaro foram pagos por caixa 2. Leia no Blog do Esmael.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Bolsonaro joga a toalha: reforma da Previdência não sai este ano

Bolsonaro joga a toalha: reforma da Previdência não sai este ano
Depois de detonar com a reforma da Previdência articulada por seus assessores, em transmissão pelo Facebook na última sexta, Jair Bolsonaro reconheceu nesta segunda-feira que dificilmente haverá votação sobre o assunto este ano no Congresso Nacional; o futuro superministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito que a reforma da Previdência Social é crucial para o sucesso do governo Bolsonaro

domingo, 11 de novembro de 2018

Homem cria ecobarreira caseira e retira 1 tonelada de lixo de rio – AUTOSSUSTENTÁVEL

Homem cria ecobarreira caseira e retira 1 tonelada de lixo de rio – AUTOSSUSTENTÁVEL: Homem cria ecobarreira caseira e retira 1 tonelada de resíduos das águas de rio. Sacolas e garrafas, bolas e bonecas e até fogão e aquecedor.

PAULO FREIRE: ATACADO NO BRASIL E PRESTIGIADO NO EXTERIOR



Atacado por Bolsonaro, Paulo Freire recebe homenagens em escolas e universidades estrangeiras

 






Paulo Freire

Publicado originalmente na Rede Brasil Atual
PUBLICIDADE
Pedagogia do Oprimido é o terceiro texto mais mais citado nas ciências sociais e humanas, segundo levantamento de Elliot Green, da Escola de Economia de Londres. Pela sua importância, a obra escrita durante o exílio, no Chile, há 50 anos, é considerada pela Unesco como patrimônio da humanidade.
A obra e seu autor, o educador brasileiro Paulo Freire, são reconhecidos no mundo inteiro, sendo ainda referências e objeto de estudo em diversas universidades.
No Brasil, porém, Freire tem sido execrado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e seus seguidores. Tanto que em seu programa de governo ele se compromete a “expurgar a pedagogia de Paulo Freire”.
Mal sabe ele que escolas e universidades de diversos países se inspiram nas ideias do educador. Inclusive os Estados Unidos, tão reverenciado por Bolsonaro, que chega ao ponto de bater continência diante da bandeira norte-americana.

Em nota, PT repudia tutela militar sobre o STF

Em nota, PT repudia tutela militar sobre o STF

Presidido nacionalmente pela senadora Gleisi Hoffmann (PR), o PT emitiu uma nota de repúdio à declaração do chefe das Forças Armadas, o general Eduardo Villas Bôas, que disse ter agido "no limite" ao manifestar "preocupação com a impunidade" na véspera do julgamento de um habeas corpus de Lula pelo STF; segundo o partido, o militar confirmou que a prisão do ex-presidente "foi uma operação política"; "O PT conclama as forças democráticas do país a repudiar e denunciar a usurpação confessada pelo general Villas Bôas e a defender a democracia contra as ameaças de Bolsonaro. Não há limites para a tirania depois que ela se instala"

sábado, 10 de novembro de 2018

Mario Vitor Santos: Moro destruiu a Lava Jato

Mario Vitor Santos: Moro destruiu a Lava Jato

"Ao aceitar o cargo de ministro da Justiça de Bolsonaro, Moro conseguiu destruir a Operação Lava Jato", constata o jornalista Mario Vitor Santos, ex-ombudsman Folha de S. Paulo, dirigente da Casa do Saber; em entrevista à TV 247, ele também critica o papel da imprensa hegemônica e sua contribuição na formação do "fenômeno Bolsonaro"; "Os meios de comunicação não só buscaram enfraquecer as gestões do PT, mas também solaparam a democracia brasileira", condena; assista

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CNJ vai investigar Moro por atividade política ao aceitar ministério

CNJ vai investigar Moro por atividade política ao aceitar ministério

Conselho Nacional de Justiça instaurou nesta sexta-feira, 9, pedido de providências para que o juiz Sérgio Moro preste esclarecimentos sobre suposta atividade político-partidária ao aceitar convite para ser ministro da Justiça de governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL); o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins unificou várias representações contra Moro, entre elas realizadas por deputados e senadores do PT e concedeu prazo de 15 dias para que o juiz preste explicações; juiz que o ex-presidente Lula, que venceria as eleições no primeiro turno, é acusado de parcialidade ao liberar, em plena campanha eleitoral, trechos da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci
9

Paulo Guedes tem fama de briguento e experiência zero em gestão

Paulo Guedes tem fama de briguento e experiência zero em gestão
Mesmo no mercado financeiro, o berço de Paulo Guedes, sua elevação ao posto de comandante do Superministério da Economia é vista como uma jogada de altíssimo risco e baixa chance de êxito; entre seus colegas, Guedes tem fama de arrogante e briguento, o que torna complicada a missão de quem terá que negociar com uma multiplicidade quase infinita de atores com interesses no mais das vezes divergentes; no Congresso, Paulo Guedes foi questionado por senadores se gostaria de incluir alguma ação na peça orçamentária de 2019 e reagiu com um misto de arrogância e ignorância; "Façam o orçamento de vocês que eu faço o meu"

Europa manda recado a Bolsonaro: não cederemos em nada sobre Mercosul

Europa manda recado a Bolsonaro: não cederemos em nada sobre Mercosul

A União Europeia mandou nesta sexta-feira (9) um recado claro ao presidente eleito Jair Bolsonaro; bloco não aceitará reabrir as negociações para a criação de um acordo comercial entre Mercosul e UE para atender a eventuais novas exigências do governo brasileiro; "Vimos as eleições no Brasil e o que foi dito durante as eleições, que nos indica que o Brasil quer renegociar e reabrir o que já se conseguiu. Desde o meu ponto de vista, não vamos ceder em nada para que se rebaixe os padrões da Europa, tanto na agricultura como nos produtos industriais", disse a presidente do Conselho da União Europeia, a ministra austríaca de Economia, Margarete Schramböck

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Bolsonaro quer cobrar mais e pagar menos na aposentadoria dos servidores

Bolsonaro quer cobrar mais e pagar menos na aposentadoria dos servidores

Depois de anunciar a extinção do Ministério do Trabalho, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) prepara ataque à aposentadoria dos servidores públicos; ele avalia fazer uma série de alterações no INSS e no regime de previdência dos servidores por meio de projetos não precisem modificar a Constituição; a proposta defendida acaba, entre outras coisas, com a aposentadoria integral, reduz para 50% o valor da pensão que hoje é integral, obriga entes públicos a cobrirem o déficit dos regimes próprios de previdência e cria uma contribuição extra para os servidores, com alíquota variável, de acordo com o rombo dos planos de previdência

Boulos: Lula não vai abrir mão da resistência

Boulos: Lula não vai abrir mão da resistência

Líder do MTST e ex-presidenciável do PSOL visitou o ex-presidente Lula nesta quinta-feira (8) em Curitiba, junto com o deputado Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara; Boulos disse que recebeu de Lula, preso há sete meses, estímulo para resistir, "mesmo com estas nuvens tão sombrias" e trouxe um recado do ex-presidente: "A mensagem que Lula passou é que ele não vai abrir mão. Mesmo estando lá, injustiçado, ele tem consciência da importância histórica da resistência", afirmou; "Eles vão passar. Tivemos outros momentos tão duros na nossa história e passaram. Mas passaram porque teve gente que resistiu. Vamos construir a retomada democrática", disse Boulos

Bolsonaro volta a ameaçar economia brasileira e agora ataca o BNDES

Bolsonaro volta a ameaçar economia brasileira e agora ataca o BNDES

Depois de colocar em risco o comércio exterior brasileiro, ao atacar a China, os países árabes e o Mercosul, Jair Bolsonaro volta a ameaçar a economia nacional: apontou suas baterias na manhã desta quinta no tweet contra o BNDES, um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do governo federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira; sua equipe estuda acabar com o banco, fundado em 1952

Do Moro a Moroflex: do juiz implacável ao ministro do possível - Portal Vermelho

Do Moro a Moroflex: do juiz implacável ao ministro do possível - Portal Vermelho: É quase irrelevante, beirando o bizantino, o debate que mobilizou a parcela oposicionista do Brasil após o juiz Sérgio Moro aceitar o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro: com a ida ao novo governo, o algoz do ex-presidente Lula contradisse sua promessa pretérita de não entrar na política? 

Por Rodrigode de Almeida, do Poder 360

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Senado contraria Bolsonaro e aumenta salário de juízes

Senado contraria Bolsonaro e aumenta salário de juízes

Com 41 votos favoráveis, 16 contrários e 1 abstenção, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 7, reajuste de 16,38% no salários dos ministros do STF e do procurador-geral da República; medida contraria o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que mais cedo havia declarado que "não era o momento" de aumentar salários do Judiciário; com o reajuste, ministros do STF, que recebem R$ 33,7 mil, passarão a ganhar R$ 39,2 mil; impacto nas contas pode chegar a R$ 6 bilhões por ano graças ao chamado "efeito-cascata"

A trágica política externa de Bolsonaro - Portal Vermelho

A trágica política externa de Bolsonaro - Portal Vermelho: A política externa pode ser considerada o coração da soberania de um país. No Brasil, esse tema tem sido tratado com extremo interesse especialmente desde que José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, firmou as bases para um entendimento mais profundo sobre a importância das relações internacionais.

Segunda turma do STF vai julgar novo pedido de liberdade de Lula - Portal Vermelho

Segunda turma do STF vai julgar novo pedido de liberdade de Lula - Portal Vermelho: O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu levar a julgamento na segunda turma o novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Lula nesta segunda-feira 5.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

COMER, DORMIR E CONTINUAR TRABALHANDO


‘Direitos só existem para que os trabalhadores possam dormir, comer e continuar vendendo força de trabalho’



Valdete aponta ameaças a liberdade de expressão de professores como um sintoma grave | Foto: Guilherme Santos/Sul21


Juíza Valdete Souto Severo expressa preocupação com ambiente de tolhimento da liberdade de expressão | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Luís Eduardo Gomes
É exagerado temer que o Brasil passe por um período de restrições à liberdade de expressão e manifestação ou até mesmo de retorno da censura oficial? Para a Associação Juízes para a Democracia (AJD) e Associação Latinoamericana de Juízes do Trabalho (AJLT), não. Eles consideram o temor bastante real, embasados no crescimento de procedimentos disciplinares abertos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra magistrados que, de alguma forma, têm se posicionado politicamente, uma garantia constitucional de todo o cidadão brasileiro, da área jurídica ou não.
Representante das entidades, a juíza do Trabalho Valdete Souto Severo explica em entrevista ao Sul21 que, já há alguns anos, cresce o cerceamento à liberdade de manifestação de juízes, o que se viu aprofundado no último período eleitoral. “É um tanto assustador porque é uma fiscalização que nunca se teve desde a abertura democrática e é importante que se diga isso porque, em outras eleições, muitos juízes abriram voto, inclusive. Isso nunca foi o problema, essa possibilidade de exercer cidadania neste nível”, diz.
Valdete, que é professora e diretora da Fundação Escola de Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (Femargs), argumenta que esse cerceamento não se restringe ao poder judiciário, mas é sintoma de um crescente autoritarismo na sociedade brasileira, do qual as principais vítimas, em sua avaliação, serão professores e movimentos sociais.
“Essa questão de pedir que se denuncie professores, isso tem que ser amplamente divulgado e coibido, porque é um patrulhamento que não se justifica. E eu digo isso porque, professores e professoras acuados, a gente já viveu isso na ditadura militar, sem liberdade de cátedra”, destaca.
Por fim, a juíza ainda comenta o que esperar do próximo governo para a sua área, o Direito Trabalhista. “Qualquer tipo de proposta de carteira verde e amarela, se eu pudesse traduzir daquilo que foi dito pelo Paulo Guedes, é que não haveria mais direitos trabalhistas, que seria mais ou menos como se o trabalhador dissesse ‘eu não quero a CLT para mim'”.
Confira a seguir a entrevista na íntegra.

Bolsonaro planeja o fim do Ministério do Trabalho

Bolsonaro planeja o fim do Ministério do Trabalho

A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro estuda extinguir o Ministério do Trabalho; a medida radicalizaria a reforma trabalhista do governo Temer; entre outras responsabilidades, o Ministério é responsável pelo combate ao trabalho escravo no país; o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, classificou a proposta como "nefasta"

Liberdade de Lula será julgada pela 2ª Turma

Liberdade de Lula será julgada pela 2ª Turma

O ministro do STF Luiz Edson Fachin encaminhou um despacho à 2ª Turma da Corte pedindo "desde já" a análise do recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que solicita a anulação do processo do tríplex do Guarujá, além da sua liberdade, sob a alegação da suspeição do juiz Sérgio Moro após este aceitar o convite para ser o ministro da Justiça do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL); segundo a defesa, Moro atuou contra Lula "com repercussão no processo eleitoral de 2018 enquanto, ulterior ou contemporaneamente" e que ele 'mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito - que, por seu turno, manifestou desejo de que o Paciente venha a 'apodrecer na cadeia'

'Ideias de Guedes para Previdência são piores do que de Temer'

'Ideias de Guedes para Previdência são piores do que de Temer'

Júlia Lenzi Silva, doutoranda em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela USP, adverte que proposta de Paulo Guedes para a Previdência Social "representa uma quebra completa do pacto democrático que foi inscrito na nossa Constituição e um retrocesso sem precedentes dos direitos sociais da classe trabalhadora"; as ideias do futuro superministro da Economia no tema previdenciário são ainda piores que as do governo Temer 

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

'Queremos saber quem financiou as notícias falsas na eleição', cobra Manuela - Portal Vermelho

'Queremos saber quem financiou as notícias falsas na eleição', cobra Manuela - Portal Vermelho: Citando uma matéria publicada pelo Congresso em Foco, a deputada estadual e vice na chapa presidencial de Fernando Haddad, Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) cobrou a apuração do esquema de disparo de notícias falsas por parte da campanha de Jair Bolsonaro que o elveou a ser eleito.

Defesa de Lula pede ao STF que seja declarada suspeição de Moro

Defesa de Lula pede ao STF que seja declarada suspeição de Moro

A defesa do ex-presidente Lula levará ao STF (Supremo Tribunal Federal) um novo pedido de suspeição do juiz Sergio Moro, nomeado ministro do governo Bolsonaro; auxiliares de Lula entendem que o novo pedido de suspeição vai obrigar a corte a se posicionar sobre a atuação do juiz; pessoas próximas a Lula que conhecem de perto os processos dizem que, "diante de toda a trama", o STF terá que decidir se a atuação de Moro "não causou qualquer prejuízo à estética da imparcialidade tão cara à Justiça"

ENTRE O HORROR E A DEMÊNCIA


Entre o horror e a demência

Com um ideário furtado ao Ku Klux Klan, o bolsonarismo se afirma enquanto a Constituição jaz no fundo do lixo e a justiça tira a venda com as próprias mãos
Regimes de ultradireita infelicitaram povos diversos. Para citar os mais notórios dos últimos cem anos vale citar fascismo, estalinismo, nazismo, ditadura chinesa no período mais feroz. Mas de ultradireita foram também as ditaduras sul-americanas, inclusive a nossa de 21 anos, erguida à sombra da típica hipocrisia verde-amarela, a manter aberto um Parlamento constantemente sob ameaça e um Judiciário de paus-mandados.