segunda-feira, 30 de abril de 2018

Unidade da esquerda é possível e necessária, afirma Flávio Dino - Portal Vermelho

Unidade da esquerda é possível e necessária, afirma Flávio Dino - Portal Vermelho: Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) reafirmou a defesa de uma frente ampla na eleição presidencial e enfatizou que a garantia do direito de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é fundamental para o processo democrático.

Ecos dos tiros preocupam - Portal Vermelho

Ecos dos tiros preocupam - Portal Vermelho: As reações ao ataque covarde contra o acampamento Marisa Letícia podem estar revelando algo preocupante. A militância reagir com declarações de guerra é natural. Estranho é quando o mesmo começa a partir de pessoas com mais experiência e responsabilidade.

Ricardo Cappelli*

sábado, 28 de abril de 2018

O BRASIL ARRUINADO E A ESPERANÇA NA CADEIA

Todos os indicadores divulgados na semana passada foram eloquentes. O rombo fiscal de março, de R$ 24 bilhões, foi o maior da história. A taxa de investimentos, de 1,17% do PIB, é a menor em 50 anos. A produtividade do trabalhou despencou com o avanço da informalidade. E todas as projeções sobre crescimento da economia foram rebaixadas. Esse é o resultado do golpe de 2016, que já entra em seu terceiro ano e produziu a maior tragédia da história do Brasil. Um país que caminhava para ser a quinta maior economia do mundo decidiu promover a sua própria autodestruição, num fenômeno que ainda terá que ser estudado por muitos e muitos anos.
Vários questões serão colocadas. Como foi possível adestrar manifestoches para que uma presidente honesta fosse substituída por um consórcio de ladrões? Como a burguesia nacional aderiu a um golpe que destruiu seu próprio mercado interno? Por que analistas econômicos gritavam quando o País tinha desemprego baixo e equilíbrio fiscal e hoje se calam com desocupação recorde e o mais absoluto descontrole das contas públicas? Ignorância, má-fé e preconceito são elementos que compõem a tragédia. Mas, evidentemente, há também o papel do impearialismo, que decidiu promover a destruição do País por meio da colaboração judicial com o Brasil.
No Brasil de hoje, quem tem o poder é rejeitado por 94% dos brasileiros segundo a mais recente pesquisa Ipsos. Paralelamente, aquele que representa a esperança de dias melhores para 31% dos brasileiros, segundo o Datafolha, e mais de 40%, segundo o Vox Populi, está na cadeia. Enquanto isso, os brasileiros vão tocando sua vida de gado. Povo marcado, povo feliz. Os empregos escasseiam, o futuro das próximas gerações parece condenado, milhões voltam à miséria e alguns já voltam até à Idade da Pedra. Dois dados também divulgados na semana passada revelam que 1,2 milhão voltaram a queimar lenha para cozinhar e que 6% dos brasileiros moram de favor, porque não conseguem pagar aluguel nem financiamentos imobiliários.
Houve um tempo, no entanto, em que o Brasil era feliz. Um operário, sem educação formal e com nove dedos, governava com 87% de aprovação popular. O Brasil era respeitado, admirado e invejado no mundo inteiro. Este mesmo personagem era chamado pelo líder do Império de "o cara". Com a descoberta do pré-sal, o Brasil caminhava para se tornar uma das maiores potências globais, levando um discurso de paz ao mundo, aproximando países da América do Sul e da África. Mas era bom demais para ser verdade. A elite e boa parte da classe média nacional, movidas por seu preconceito, decidiram transformar o Brasil na escória do planeta. O Brasil acaba de abandonar a Unasul. A Petrobras vem sendo esquartejada e entregue aos pedaços. O golpe nos governa e a esperança está aprisionada numa torre em Curitiba.
Por: Leonardo Attuch
LEONARDO ATTUCH
Leonardo

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Luiz Moreira: “Todo o sistema jurídico brasileiro foi montado para excluir o povo”

Luiz Moreira: “Todo o sistema jurídico brasileiro foi montado para excluir o povo”: O programa Duplo Expresso do dia 18 de abril de 2018 recebeu como convidado o jurista Luiz Moreira. Em uma entrevista que contou com a importante intervenção do nosso comentarista, o advogado Samuel Gomes, Moreira expôs as vísceras de um sistema judicial que sequestrou a política. Confira a transcrição da íntegra e também assista aos principais momentos nos dois vídeos a seguir.

A DITADURA DA TOGA E DA GLOBO NÃO DÁ FÔLEGO

A DITADURA DA TOGA E DA GLOBO NÃO DÁ FÔLEGO, PORÉM PARTE DO STF DESPERTA E PROMETE!
Todos em polvorosa! A PGR, procuradores, juízes e outros fascistas do Judiciário e jornalistas da mídia golpista, juntos e a céu aberto, nessa guerra híbrida, para impedir o retorno de Lula/Presidente com seu Projeto Social. Ora, até de seu corpo já se apossaram. 
E justo agora quando o STF tenta um retorno à Constituição, na condenação de Moro e seus abusos jurídicos na Lava Jato, Moro, urrando como Ditador, ameaça não obedecer ao STF no que se refere à exigência dessa 2a.Turma: o desdobramento do Processo de Atibaia com a retirada dos depoimentos de Marcelo e Emílio Odebrecht a serem enviados para São Paulo. Apontou essa Turma, em intenções, até a possibilidade de anulação do Processo fraudulento do tal triplex , esse que coloca em risco a candidatura de Lula e que o mantém preso. Não sabemos até onde os garantistas do STF podem ir, pois a guerra é contra um Tribunal de Exceção, porém o Processo de Atibaia aponta para a sua anulação, destino quase inexorável. E Moro pagará pelos seus atos?
Como já cansados de saber, essas delações de Moro e sua gangue, são colhidas sob tortura, prática usada nas delações, como afirma Tacla Duran. E denúncia reforçada, há dias, também pelo indignado Ministro Gilmar Mendes.
Em coro com a Globo, os justiceiros passaram ao ataque desesperado e brutal aos ministros dessa Turma que ousaram questionar a Lava Jato e seu juizinho que bate de frente até o Supremo!
O STF não irá peitá-los e convocar logo Duran, como prometera Gilmar, para ouvirem o que esse tem a dizer? Ou Moro com a sua assessoria americana serão mais rápidos, até colocando a vida de Lula em risco?
E os da Lava Jato, para afirmarem o "Poder", ressuscitam uma outra vítima de sua garras, Palocci, que, igualmente, sob tortura e humilhação, deverá repetir mais delações e aí abarcando também Dilma e aproximados. Lembremos que até Dellagnol e sua turma de farsantes negara seu depoimento anterior de tão absurdo. E Dirceu retornará à cadeia e terá seus bens leiloados. É assim com a esquerda! Azeredo e Mineirinho e todos os crápulas amigos à solta!
E eles agem rápidos, mal amanhece o dia!
Porém, o movimento de resistência só cresce e as denúncias chegam ao mundo e as pesquisas indicam o crescimento de Lula no gosto do povo. Enquanto isso a rejeição a Moro só aumenta.
Ou melhor, à medida que as contradições dessa perseguição contra a esquerda e seu líder aumentam, a consciência do povo se aguça e pode explodir em luta.
Sim, apesar da esperança e da vontade explícita desses ministros do STF peitarem o ditadorzinho e as práticas de exceção de Moro só agora, reagindo aos seus insultos à Constituição, que se dão à céu aberto, não sabemos o tamanho do fôlego. Porém que promete, promete!
E Lula e o PT? Para nossa alegria, o PT e Lula acenam, algo confirmado por muitos, que farão bom uso dos prazos eleitorais e deverão usá-los, adequadamente, a favor do Projeto Social e do resgate do Estado Democrático de Direito. 
Portanto, amigos, nada deverá tropeçar Lula nesse trajeto, é certo, pois a resistência e as contradições no campo golpista crescem e afloram a todo momento. Porém, se essa luta não levar Lula à presidência, pela vontade soberana do povo manifestada pelas pesquisas, que seu Projeto vingue.
Aí estará garantida a possibilidade de a Democracia voltar a reinar por essas terras.
Sim, desde que todos arregacem as mangas, pois nenhuma vitória se dá por milagres! E viva o 1º de Maio que se aproxima e que deverá marcar nova etapa de lutas! Por Consuelo Maria Da Consolação Cerqueira

Toffoli tirou de Fachin decisão sobre tirar de Moro processos de Lula

Toffoli tirou de Fachin decisão sobre tirar de Moro processos de Lula: Autor do voto vencedor na discussão do STF sobre tirar os processos de Lula das mãos de Moro, Dias Toffoli vai redigir acórdão que definirá a extensão de seu entendimento. A partir daí, todo recurso terá que ser endereçado a ele e não a Edson Fachin, que era o senhor do processo.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Moro nem aí para o STF

Moro nem aí para o STF: O juiz Sérgio Moro torceu o nariz para a decisão da Segunda Turma do STF que, nesta segunda-feira, lhe retirou a competência para julgar ações acerca do ex-presidente Lula que versam sobre o sítio de Atibaia (SP) e o Instituto Lula. Leia no Blog do Esmael!

terça-feira, 24 de abril de 2018

Com 20% de preferência, PT causa dor de barriga na mídia

Com 20% de preferência, PT causa dor de barriga na mídia: O Datafolha confirma o que as ruas já sabiam: o PT é o partido preferido por 20% dos brasileiros. Tal ratificação causou dor de barriga na mídia golpista. A título de comparação, ainda de acordo com o Datafolha, o segundo … Continue lendo →

Prisão de Lula fere resolução da ONU sobre o encarceramento.

Prisão de Lula fere resolução da ONU sobre o encarceramento.: O Judiciário impede visitas, salvo advogados e familiares, impondo-lhe um regime de semissolitária, que parece ter dois objetivos combinados: impedir que ele possa ter contatos políticos com amigos e tentar levá-lo à depressão.

Frente de centro-esquerda pode vencer eleição e libertar Lula

Frente de centro-esquerda pode vencer eleição e libertar Lula: A imprensa está dando conta de um possível entendimento político que causa arrepios em grande parte da esquerda e em toda a direita, da menos à mais bestial. Trata-se de conversas preliminares que estão ocorrendo entre Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) com o possível beneplácito do ex-presidente Lula, quem, recentemente, manifestou desejo de conversar com Ciro Gomes.

Decisão do STF pode soltar Lula’, diz Gilmar Mendes

Decisão do STF pode soltar Lula’, diz Gilmar Mendes: Segundo Gilmar, a decisão do plenário virtual da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pode representar a liberdade para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há 17 dias em Curitiba.

Juíza de Moro não vê que visita a Lula é decisão da Câmara, não do PT

Juíza de Moro não vê que visita a Lula é decisão da Câmara, não do PT: A decisão da juíza da 12ª vara federal de Curitiba Carolina Lebbos de "proibir" uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados de visitar o ex-presidente Lula revela estarrecedor desconhecimento da jovem magistrada sobre a organização do Estado brasileiro. A comissão externa da Câmara dos Deputados que visitará Lula é uma decisão do presidente daquela Casa Legislativa, uma decisão que a Constituição Federal faculta que seja tomada

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Manuela: Se eu não defender Lula candidato, será oportunismo eleitoral - Portal Vermelho

Manuela: Se eu não defender Lula candidato, será oportunismo eleitoral - Portal Vermelho: A deputada estadual (RS) Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, reafirmou o papel da candidatura do PCdoB de tentar cria unidade da esquerda no debate eleitoral e apresentar saídas para a crise, ao participar, na manhã desta segunda-feira (23), do debate “Como tirar o país da crise?”, organizado pelo DCE da faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

Cineastas lançam Manifesto 'A democracia corrompida' - Portal Vermelho

Cineastas lançam Manifesto 'A democracia corrompida' - Portal Vermelho: Diretores, atores e técnicos de cinema lançaram um manifesto onde explicitam sua preocupação com “os graves riscos que a democracia brasileira está correndo frente à judicialização da política”.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Temer tira R$ 209 mi de verbas sociais para pagar publicidade enganosa - Portal Vermelho

Temer tira R$ 209 mi de verbas sociais para pagar publicidade enganosa - Portal Vermelho: Com a rejeição perene do governo, apontado nas pesquisas com 70% de reprovação, Michel Temer decidiu lançar o que chama de “supercampanha” para dizer que os dois anos de governo golpista “salvaram o Brasil”.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Barroso entrega o jogo: o povo não pode preferir Lula - Diário Causa Operária On Line

Barroso entrega o jogo: o povo não pode preferir Lula - Diário Causa Operária On Line: O ministro golpista Luís Roberto Barroso, do STF, que recentemente com objetivos políticos, retirou do ex-presidente Lula o direito constitucional de se defender em liberdade, negando-lhe o habeas corpus, declarou publicamente que a sua finalidade no judiciário é “corrigir” as escolhas populares. O ministro disse ipsis litteris: “já estamos conseguindo separar o joio do trigo. …

sábado, 7 de abril de 2018

Judiciário está dividido e resposta popular pode mudar jogo, diz Boito - Portal Vermelho

Judiciário está dividido e resposta popular pode mudar jogo, diz Boito - Portal Vermelho: O desfecho em relação à prisão do ex-presidente Lula depende da reação popular. Para o professor de Ciência Política Armando Boito, há uma divisão no Judiciário quanto aos procedimentos da Lava Jato, e uma mobilização democrática forte pode alterar o jogo. Ele aponta ilegalidade na postura do juiz Sérgio Moro e resume: sempre que o movimento popular se organiza, “imperialismo e burguesia agem para decapitá-lo”. Segundo Boito, as arbitrariedades contra o petista deixam todos vulneráveis.

Prisão de Lula: 'Não tem nada a ver com corrupção', diz Jessé Souza - Portal Vermelho

Prisão de Lula: 'Não tem nada a ver com corrupção', diz Jessé Souza - Portal Vermelho: “O que está em jogo é esse preconceito contra o pobre e as classes populares que Lula representa. Não tem nada a ver com corrupção”, diz o sociólogo Jessé Souza, autor do livro A Elite do Atraso – da escravidão à Lava Jato. Para ele, a condenação do ex-presidente busca impedir que a base da pirâmide social tenha seus interesses representados. Por trás do processo contra o petista, Jessé aponta uma elite financeira sem compromisso com o país e que quer lucrar a todo custo.

Por Joana Rozowykwiat